A presente pesquisa trata de uma análise processual do ensaio fotográfico Antropologia da Face Gloriosa do artista brasileiro Arthur Omar, a partir dos materiais ligados a obra, como livros, vídeos, sites e textos que apresentam parte de sua produção e discussões sobre a natureza fotográfica. Observaremos aspectos da criação do artista que incluem a articulação de linguagens (música e vídeo), redes culturais, inter-relações entre algumas de suas obras, tendências criativas, relações com a matéria-prima, interações com o campo antropológico, dentre outros. Para dar conta de uma obra que adquire várias versões e portanto, remete a certa continuidade no tempo a partir das operações de gestos não lineares de intervenção do artista, recorremos a base teórica dos fundamentos da Crítica de Processo de Cecilia Salles, apoiados pela semiótica de Charles Sanders Peirce. Também teceremos, ao longo do trabalho, diálogos com estudiosos da imagem e da comunicação como Roland Barthes, Philippe Dubois, Arlindo Machado, Rubens Fernandes, dentre outros; da cultura como Mikhail Bakhtin e Iuri Lotman; e com antropólogos como Massimo Canevacci e José da Silva Ribeiro. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar que trava diálogos entre Crítica de Processo, Antropologia, Semiótica e Comunicação. Deste modo, dentro da complexidade atual que envolve as produções fotográficas brasileiras, propõe-se apresentar caminhos investigativos de análise da imagem fotográfica que compreendem os processos de criação, enriquecendo assim as maneiras de se refletir sobre fotografia e suas relações com outras áreas, como a antropologia. Confira a pesquisa completa abaixo:


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