Neste projeto pretendemos analisar o processo de criação e a importância do fotojornalismo como forma de interação e, assim sendo, sobre o papel que ele desempenhou na época da ditadura militar brasileira. Com fundamentação teórica e epistemológica construída sobre os alicerces da crítica genética sustentada pela semiótica de linha peirceana, este trabalho analisa o processo criativo do fotojornalista Evandro Teixeira, entre 1964 e 1969, que com suas imagens e criatividade, driblou o aparato de repressão e controle colocados nas ruas e nos meios de comunicação pelo regime dos generais. Sua obra contesta, deste modo, a intolerância política e social e revela o decisivo papel informativo da fotografia e como instigadora de reflexão. O trabalho também analisa a importância de uma integrada relação do pensamento em rede no processo de criação de um jornal diário e a seleção pela qual passa toda a fotografia jornalística, em particular as imagens de Evandro Teixeira produzidas para o Jornal do Brasil. A abordagem sob a perspectiva de processo é essencial no desenvolvimento desse estudo, pois possibilita examinar com maior acuidade o fotojornalismo, assim como sua atuação na rede da coletividade da produção jornalística. Confira a pesquisa completa abaixo:


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