A presente dissertação tem por objetivo a investigação da identidade comunicacional tátil do design de superfície. Como ferramenta de aproximação comunicativa entre usuário e objeto, o design de superfície insere-se em um contexto mercadológico, cujos valores de compra se estendem para além do desempenho mecânico, englobando as esferas de conteúdos imateriais. Consideram-se as superfícies como interfaces ativas, capazes de estabelecer uma comunicação através de códigos sensoriais. Portanto, a importância do conteúdo informacional transmitido, assim como a própria transmissão, são questões que possuem relevância na esfera imaterial do contexto vivido e devem ser consideradas em um projeto de superfície. O estudo visa a entender como se desenvolve um projeto de design de superfície sob o ponto de vista da crítica do processo de criação, proposto por Salles (2008), buscando, pela reativação da rede criativa, evidenciar as especificidades que tornam o design de superfície uma área autônoma de pesquisa e desenvolvimento em design. A partir de uma coletânea de projetos com propósitos distintos das áreas de design, de arquitetura e de moda, busca-se, nas inter-relações estabelecidas entre os universos da praxis e das ideias, discutir tendências projetivas que exploram a comunicação tátil. Confira a pesquisa completa abaixo:
Categories: Publicações
0 Comments