Fundamentado na crítica de processos criativos, da maneira como é desenvolvida por Cecília Salles (1998 e 2006), o presente projeto visa refletir sobre as formas de organização criativa do Odin Teatret e de seu diretor Eugênio Barba. Esta discussão tem como base a pesquisa do tratamento dado ao corpo na formação de seus atores, a noção de técnica e de Antropologia Teatral proposta pelo grupo, e a revisão de seus quarenta e seis anos de trajetória a partir da encenação O Sonho de Andersen, realizada em 2004. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, análise de ensaios, demonstrações públicas de trabalho, espetáculos e entrevistas. Foram abordados os aspectos comunicacionais, corporais e simbólicos dos procedimentos construtivos da cena, com suas restrições e tendências. Destacamos o inacabamento, o fluxo, a não linearidade e a mobilidade deste objeto, por meio da discussão sobre a dimensão coletiva do projeto poético e sobre o papel do diretor como criador e espectador particular do chamado processo colaborativo. Confira a pesquisa completa abaixo:


0 Comments

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *