A função comunicacional que os produtos industriais exercem através de uma linguagem não verbal é um dos fatores determinantes no processo de interesse, seja de caráter funcional ou emocional, do sujeito observador em relação a estes. Nesse sentido, o design, além de uma atividade técnica e criativa responsável pela configuração de produtos, é um processo de significação a partir da organização de signos numa estrutura de códigos, que definem a linguagem e mensagem dos produtos. Para que essa comunicação entre produto e observador seja estabelecida, é construído um sistema de linguagem para o design. Partindo dessa premissa, seriam as técnicas de visualização utilizadas no processo de criação, a exemplo dos painéis conceituais ou semânticos, responsáveis por definir a linguagem e mensagem dos produtos industriais? Com a questão fundamental exposta a partir do objeto de estudo, surgem outras indagações que colaboram para fundamentar e compor o limite desta pesquisa. (1) Como é construído e organizado o sistema de signos que constitue a linguagem do design do produto?; (2) Quais as regras que orientam a definição dessa linguagem no percurso criador?; e, (3) Quais as dinâmicas comunicacionais estabelecidas a partir dos painéis visuais e semânticos? O estudo, portanto, parte da análise dos painéis conceituais ou semânticos desenvolvidos no processo de criação em três escritórios de design industrial: Domus Design, Questto|Nó e Design Connection. Confira a pesquisa completa abaixo:

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