Neste estudo pretendemos analisar o papel da edição de imagens no processo de criação da primeira página de um jornal em suas diversas plataformas de saída e na homepage de seu portal de notícias, com o intento de estabelecer a relevância da fotografia na articulação constitutiva desse processo comunicacional. Objeto de estudo pouco explorado fenomenologicamente, uma vez que o foco maior das pesquisas se concentra na produção e análise de imagens, a edição fotográfica é fulcral no arranjo dos elementos constituintes da sintagmática dessas páginas capitais. Ao empregar o uso da metodologia construída sobre os alicerces da crítica genética de abordagem da semiótica peirceana, este trabalho privilegiará o estudo das primeiras páginas de algumas edições do jornal O Estado de S.Paulo em suas diversas plataformas e das homepages de seu site de notícias. Com o objetivo de investigar os paradigmas que regem a escolha das imagens jornalísticas,analisaremos as páginas de edições específicas desse periódico através de inéditos documentos de processo (rafes, rabiscos, layouts, desenhos, opções de imagens e outros instrumentos), de estudo comparativo com os seus concorrentes diretos no país e dos principais jornais do exterior em suas diversas plataformas de saída e, assim, debater de que forma as imagens assumiram extrema importância na elaboração dessas páginas, tendo o fotojornalismo adquirido, ao alargar seus enunciados para além da imagem fixa, papel decisivo nesse sistema produtivo. Os avanços ocorridos no processo produtivo dos meios de comunicação, com a introdução das tecnologias eletrônicas de imagem e notícias contribuíram para um novo patamar na produção, transmissão e edição de imagens que determinaram um parâmetro evolutivo no fotojornalismo contemporâneo, processo que dá lugar a uma nova especificidade, ou seja, a produção e edição de imagens em movimento. A convergência das mídias e suas ferramentas para estruturar e viabilizar a redação de um jornal em distintas plataformas e a maior interatividade com o público provocaram uma mudança no perfil dos profissionais envolvidos no fazer jornalístico, consolidando o fotojornalista multimídia como um dos principais componentes nesse processo. Confira a pesquisa completa abaixo:


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